Pró-reitoria de Graduação (PRG)



A Pró-reitoria de Graduação (PRG) é o setor responsável por todas as questões relacionadas ao ensino dos cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, e do Colégio UNITAU.

A atuação da PRG envolve trabalhar em parceria com os cursos da UNITAU para garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. Para isso, a PRG desenvolve medidas e procedimentos que orientam todo o processo acadêmico. Além disso, ela coordena, atualiza e promove diversas ações que visam melhorar a formação tanto dos estudantes quanto dos professores.

Um dos papéis importantes da PRG é promover espaços de reflexão e avaliação sobre os métodos de ensino nos cursos de graduação e no Colégio. Ela analisa as estratégias utilizadas pelos 20 Departamentos que abrigam os cursos, buscando aprimorar as práticas pedagógicas e sugerir novas abordagens com a participação ativa dos professores e dos alunos.

Além disso, a PRG também é responsável por coordenar o Controle Acadêmico, as secretarias dos Departamentos e a Central de Estágios. Ela elabora normas adicionais relacionadas aos currículos e planos de curso, matrículas, transferências e avaliação do desempenho acadêmico. A PRG também supervisiona as atividades de monitoria e apoia a realização dos Trabalhos de Graduação (TG).

Veja abaixo o organograma da PRG:




Conheça nossa Pró-reitora:

Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellú
http://lattes.cnpq.br/8227552966779496

  • Doutora em Ciências pela FSP/USP
  • Mestre em Ciências Biológicas pela UNIVAP
  • Especialista em Saúde da Mulher pela FSP/USP, em Saúde Pública pela UNITAU e em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (2000).
  • Graduada em Fisioterapia pela UMC

Com uma vasta experiência no ensino superior, atualmente exerce o cargo de Pró-reitora de Graduação na Universidade de Taubaté. Além disso, é Conselheira Curadora da Fundação de Cultura e Arte da UNITAU (FUNAC) e do Conselho de Curadores da Fundação Universitária de Taubaté (FUST). Também é docente credenciada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação para ministrar cursos Stricto Sensu.

Durante sua trajetória na UNITAU, ocupou diversos cargos, incluindo o de Pró-reitora Estudantil, Diretora do Departamento de Fisioterapia e docente responsável pela supervisão de Práticas Fisioterapêuticas em Gerontologia, Saúde da Mulher e Saúde Coletiva. Além disso, foi membro do Comitê Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UNITAU.

Também desempenhou funções como Conselheira Fiscal da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (FAPETI) e como Vice-presidente do Conselho de Curadores da FUNAC.


Endereço e contatos da Pró-reitoria de Graduação (PRG):

  Avenida 09 de Julho, 245 - Centro - Taubaté - SP - CEP 12020-200
  prg@unitau.br
  Secretária/Gabinete: (12) 3625-4120
Secretaria: (12) 3625-4219
Assessoria: (12) 3625-4245



 

 

 




A Pró-reitoria de Graduação (PRG) está na linha de frente, supervisionando de perto o Colégio UNITAU, os 35 cursos presenciais e os 22 cursos à distância. O objetivo é assegurar que o ensino seja excelente em todos os aspectos, preparando pessoas e profissionais capazes de promover mudanças significativas para o avanço da sociedade.

Modalidade Presencial

Departamentos

A UNITAU possui 20 unidades de ensino, conhecidas como Departamentos, onde estão concentrados todos os cursos oferecidos pela universidade.

Clique aqui e conheça os nossos cursos de graduação presencial.



Colégio UNITAU

Com 55 anos de história, a Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi reafirma seu compromisso em proporcionar uma educação de excelência. Priorizando o conhecimento e a criação de oportunidades, a escola está sempre buscando integrar as mais recentes tecnologias educacionais em suas práticas diárias. O objetivo é formar cidadãos críticos, participativos e responsáveis, preparados para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em constante mudança e contribuir para uma sociedade democrática.

Para alcançar esse objetivo, a Escola está concentrando esforços em melhorar continuamente a qualidade do ensino oferecido aos seus alunos. Isso inclui a preparação de jovens e adultos para ingressarem em atividades profissionais, fornecendo formação técnica e oportunidades de estágio na Universidade de Taubaté (UNITAU).

Acesse aqui e confira todos os detalhes do Colégio UNITAU.

Institutos

Os Institutos Básicos são as unidades educacionais da UNITAU responsáveis por administrar e por coordenar as funções de ensino, de pesquisa e de extensão correspondentes às disciplinas básicas dos cursos de Biociências, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas.

Responsáveis por administrar os laboratórios de cada campus, os Institutos Básicos de Humanidades, de Biociências e de Ciências Exatas da Universidade participam dos cursos de especialização, de aperfeiçoamento, de atualização, de extensão à comunidade e de difusão cultural, diretamente relacionados às suas funções e aprovados pelos órgãos competentes.

Os três institutos não só atuam programas de mestrado, doutorado e cursos presenciais, como também organizam atividades de ensino e pesquisa, incentivam o desenvolvimento contínuo dos funcionários e professores e colaboram na escolha do seu diretor por meio de uma lista tríplice.

Além disso, os Institutos trabalham juntos para integrar suas abordagens de ensino e aprendizado, com o objetivo de trocar experiências e informações para promover uma constante evolução acadêmica.

  • INSTITUTO BÁSICO DE BIOCIÊNCIAS
    Criado em 2003, o Instituto Básico de Biociências (IBB) é formado pelas disciplinas vinculadas aos Departamentos de Biologia, de Ciências Agrárias, de Educação Física, de Enfermagem, de Fisioterapia, de Medicina, de Odontologia e de Psicologia. Implantado pela Deliberação do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) n.º 345/2003, o Instituto é dividido em: Grupo de Ciências Biológicas, Grupo das Ciências Morfológicas e Grupo das Ciências da Saúde. Cada grupo é subdividido em disciplinas básicas, que incluem as demais disciplinas a elas relacionadas. 

 

Diretora:
Profa. Dra. Eliane Stevanato

http://lattes.cnpq.br/1266817158438187

 

  • INSTITUTO BÁSICO DE CIÊNCIAS EXATAS
    As disciplinas pertencentes às estruturas curriculares dos cursos dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, de Engenharia Civil, de Engenharia Elétrica, de Engenharia Mecânica, de Informática, de Matemática e Física, de Ciências Agrárias, de Biologia, de Enfermagem, de Fisioterapia, de Medicina, de Odontologia, de Psicologia, de Economia, Contabilidade e Administração, de Ciências Sociais e Letras e de Pedagogia estão vinculadas ao Instituto Básico de Ciências Exatas (IBE). O Instituto foi implantado em 2006 por meio da Deliberação do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) n.º 247/2006

 

Diretora:
Profa. Dra. Katia Celina da Silva Richetto

http://lattes.cnpq.br/0847868784035006

 

  • INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
    O Instituto Básico de Humanidades (IBH) oferece à comunidade uma ampla rede de serviços e de atendimento acadêmico. O IBH abrange as subáreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia, das Ciências Políticas e das Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. A multidisciplinaridade do Instituto permite que os alunos tenham uma formação de valorização da diversidade social e cultural.

 

Diretor:
Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves

http://lattes.cnpq.br/5251617595766623

 

Modalidade Ensino à Distância

Os cursos EAD UNITAU são desenvolvidos por uma equipe de profissionais capacitados, que utilizam as mais modernas tecnologias educacionais para proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Além disso, o suporte de tutores especializados e o acesso a materiais de estudo atualizados e recursos didáticos de alta qualidade, favorecem o estudo daqueles que buscam flexibilidade, praticidade e qualidade na sua formação acadêmica.

Clique aqui e conheça os nossos cursos de graduação na modalidade a distância.



O Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) é uma plataforma que utiliza o sistema Moodle para organizar os conteúdos das disciplinas dos cursos da Universidade de Taubaté. Ele serve como um canal de comunicação entre alunos e professores, oferecendo recursos para apoiar o aprendizado.

Em cada disciplina, os professores disponibilizam materiais como planos de aula, bibliografias, artigos, apresentações e exercícios. Os alunos também podem interagir por meio de chats e fóruns de discussão, tanto em tempo real quanto em momentos diferentes.

O EVA facilita o acompanhamento das aulas e promove o estudo independente. Ele pode ser acessado em dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks. Entre os benefícios do uso do EVA, destacam-se:

  • Estímulo ao protagonismo do aluno no processo de aprendizagem;
  • Desenvolvimento de competências para formação profissional;
  • Melhoria na comunicação e interação entre alunos e professores;
  • Acesso fácil às informações de acordo com as preferências do aluno;
  • Criação de grupos interdisciplinares de estudo;
  • Oferta de atividades desafiadoras para complementar o conhecimento;
  • Possibilidade de revisitar os conteúdos em diferentes abordagens;
  • Integração de diversas mídias e recursos para facilitar o aprendizado;
  • Familiarização com a tecnologia digital;
  • Disponibilidade de recursos síncronos e assíncronos para personalizar a aprendizagem.

O EVA é uma ferramenta essencial para apoiar o ensino e aprendizado na Universidade de Taubaté, proporcionando uma experiência educacional mais dinâmica e interativa.


Se você já é nosso aluno acesse aqui a plataforma EVA e aprenda muito mais!

Contato:

eva@unitau.br




PROFOCO
 

Muitos confiam em nós para realizar seus sonhos e obter a formação necessária para suas carreiras. Essa jornada só é possível graças ao trabalho dedicado de nossos professores. Para transmitir conhecimento de qualidade, é preciso estar sempre preparado, em constante aprimoramento e, acima de tudo, apaixonado pelo que se faz.

É pensando nisso que criamos o PROFOCO em 2012.

O Programa de Formação Continuada (PROFOCO) oferece uma variedade de ações e projetos direcionados aos professores da Universidade de Taubaté. Por meio de encontros de formação, como palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas, além de seminários sobre docência universitária, conduzidos por professores da instituição ou por especialistas convidados, buscamos promover o constante aprimoramento dos nossos educadores.

Confira aqui as fotos do último evento.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma oportunidade para os estudantes de licenciatura receberem bolsas e se envolverem em atividades práticas nas escolas públicas de Ensino Médio. Essas atividades visam enriquecer a formação dos estudantes e contribuir para a qualidade do ensino nas escolas.

Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid investe na formação de professores para melhorar a educação no Brasil.

Os objetivos do Pibid incluem mostrar aos jovens a importância da carreira de professor, fortalecer a relação entre escolas e instituições formadoras de professores e elevar a qualidade dos cursos de licenciatura e o desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Podem participar do Pibid estudantes de licenciatura de instituições públicas municipais, universidades e centros universitários sem fins lucrativos.

O programa oferece diferentes modalidades de bolsas:

  • Professor coordenador institucional
    Destinada para o professor da licenciatura que coordena o projeto Pibid nas Instituições de Ensino Superior (IES). Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional. 
  • Professor coordenador de área
    Destinada para professores da licenciatura que coordenam subprojetos. Permitida a concessão de uma bolsa para cada subprojeto aprovado.
  • Professor supervisor
    Destinada para professores de escolas públicas de educação básica que supervisionam, no mínimo, cinco e, no máximo, dez bolsistas da licenciatura. 
  • Professor coordenador de Gestão de Processos Educacionais
    Destinada para professores da licenciatura que auxiliam na gestão do projetos na IES. 
  • Licenciados
    Destinada aos estudantes de licenciatura das áreas abrangidas pelo subprojeto. 

A UNITAU participa do Pibid, oferecendo aos estudantes a oportunidade de se envolverem em projetos que contribuem para a melhoria da educação no país.

Acesse aqui o edital do PIBID. (aguarde o novo edital)

 

PID

O Programa de Iniciação à Docência (PID) proporciona aos estudantes experiências práticas no magistério, tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica. Ele não se limita apenas aos cursos de licenciatura, mas também se estende aos cursos técnicos, bacharelados e pós-graduação em todas as áreas de estudo.

Por meio de parcerias com professores mentores, os monitores do PID têm a oportunidade de trocar conhecimentos em disciplinas específicas e oferecer apoio em atividades em sala de aula, como plantões de dúvidas e seminários. Essas experiências enriquecem a formação dos estudantes e os preparam para futuras carreiras na educação.

Confira abaixo as categorias e requisitos para ser um monitor PID :

  • Categoria Monitor Júnior:para universitários(as) matriculados nos cursos de graduação da UNITAU que atuarão em disciplinas já cursadas, desde que tenham obtido aproveitamento relevante (média igual ou superior a 7,0) nesta mesma disciplina, e/ou em disciplinas oferecidas na Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi. Neste caso, o programa concede desconto de R$400,00 nas mensalidades durante a vigência da monitoria, que deve ser realizada em contraturno ou de forma que não comprometa a presença nas aulas.
  • Categoria Monitor Pleno:a categoria é uma oportundiade para egressos dos cursos de graduação da UNITAU e para pós-graduandos nos cursos lato sensu da UNITAU, que atuarão especificamente nos cursos de graduação da Universidade. Para ser selecionado(a), o(a) candidato(a) precisa ter registrado aproveitamento relevante (média igual ou superior a 7,0) na disciplina correspondente à monitoria. Neste caso, a atuação é voluntária e sem vínculo funcional com a Universidade.
  • Categoria Monitor Sênior:estudantes matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu da UNITAU e de outras Instituições de Ensino Superior, desde que devidamente credenciadas, para atuação nos cursos de graduação da Universidade de Taubaté. Neste caso, a atuação é voluntária e sem vínculo funcional com a Universidade.

Para acessar o edital completo, clique aqui.  

O Melhor de mim

 

Com o propósito de impulsionar o sucesso dos alunos e prepará-los para oportunidades profissionais, concursos e avaliações como o ENADE, foi lançado em 2023 o Programa "O Melhor de Mim".

O programa é acessado por meio de uma plataforma online que oferece diversos recursos, incluindo vídeos motivacionais, aulas virtuais, sugestões de atividades práticas e um banco de questões para treinamento. Ele é dividido em três módulos, cada um com diferentes etapas.
Em 2023, realizamos um teste piloto; em 2024, o programa foi estendido a todos os cursos da Universidade; e em 2025, será implementado no Campus Fora de Sede II – Cruzeiro. Este programa visa não apenas fortalecer a formação acadêmica, mas também preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e para futuros exames e concursos.

 

A Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA) é o setor responsável por acompanhar a trajetória acadêmica dos alunos desde o momento em que ingressam na Universidade. A CCA orienta sobre os procedimentos de matrícula para os calouros e as renovações de matrícula para os veteranos. Além disso, são responsáveis por emitir toda a documentação acadêmica para os estudantes que estão se graduando ou já se graduaram, como atestados, certificados, declarações, planos de ensino, diplomas e históricos escolares.

  Avenida Nove de Julho, 245, Centro, Taubaté-SP - CEP 12020-200
  servicos_aluno@unitau.br
cca@unitau.br
 

Geral - (12) 3625-4156

Setor de Arquivo - (12) 3625-4159

Protocolo - (12) 3625-4154

Setor de Matrícula - (12) 3625-4152 / (12) 3625-4155

Setor de Diplomas - (12) 3625-4158              

 

Horário de atendimento:
Serviços internos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Protocolo: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Período de férias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h 

Em todos os Departamentos da Universidade de Taubaté o Conselho Departamental (Condep) está regularmente constituído e atuante.

Do Condep, participam alunos, e essa participação é importante para que o corpo discente seja informado das diretrizes dos cursos e do departamento e para que possam apresentar reivindicações e sugestões de seus colegas ou das turmas.

As reuniões do Condep são mensais, conforme cronograma estabelecido no início do ano letivo, mas reuniões extraordinárias podem ser agendadas, para estudo de problemas imprevistos e para planejamento de ações necessárias quanto à participação do Departamento em acontecimentos também imprevistos (um convite para visita a um Instituto, por exemplo, ou inclusão em algum programa de fomento etc.).

Os representantes dos professores e os representantes administrativos são eleitos por seus pares em eleição direta, e seu mandato é de dois anos. Os alunos são indicados pelo Centro Acadêmico. 

Objetivos

Seu principal objetivo é assessorar a direção do Departamento a tomar decisões sobre o funcionamento dos cursos, sobre a manutenção e o aprimoramento da infraestrutura física e humana do setor, assim como analisar, referendar ou não processos de professores e alunos e encaminhá-los para os setores pertinentes. Delibera sobre organização de eventos pedagógicos de interesse acadêmico, participação do Departamento em eventos como Congressos, Simpósios, Encontros de Iniciação Científica.

No Condep, também são estudados os quadros curriculares, as necessidades de atualização da matriz curricular, as demandas do mercado de trabalho e as solicitações de aquisição de equipamentos, mobiliário, material permanente e material de consumo. Todas as principais ações do Departamento são de conhecimento do Condep, e toda a rotina é passível de seu referendo.

Membros do CONDEP

A Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente (Copadd) é um órgão da Reitoria responsável por coordenar e supervisionar o processo de promoção na carreira dos professores na UNITAU.

Os professores que passaram na avaliação de desempenho podem se candidatar às vagas disponíveis por classe/nível. Para isso, devem preencher a ficha de avaliação de desempenho docente e o perfil profissional e entregar a documentação na secretaria da unidade de ensino para ser encaminhada à Pró-reitoria de Graduação.

A Copadd analisará os documentos de acordo com critérios que incluem a titulação, o tempo de serviço na universidade e a produção acadêmica, científica e de extensão e emitirá um parecer sobre a solicitação. Após essa etapa, o processo é encaminhado à Reitora, que deferirá o pedido.

Confira aqui a deliberação da criação da Copadd.

Acesse aqui o edital do processo de promoção docente dos professores efetivos e estáveis da Instituição (em breve)

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